Quem adentra o promissor mercado de produção de blocos de concreto, acima de tudo, precisa se destacar pela qualidade. Conheça as características que podem influenciar positivamente uma linha de produção de blocos simples:
Agregados
Antes de iniciar seu investimento, é necessário saber como são fabricados os blocos de concreto. De modo geral, os blocos de concreto são feitos a partir de uma mistura prensada de cimento e um agregado. Esse agregado, poderá ser: areia, pedrisco, pó de pedra e similares. É importante ficar atento à qualidade desses materiais, pois quanto mais dureza possuir, melhor será seu comportamento durante a compressão.
Outra forma de garantir a qualidade dos agregados, poderá ser feita por técnicos em laboratório, onde através de peneiras, a granulometria e a homogeneidade dos agregados são analisadas, pois os materiais contaminados com argila, ou que sejam alongados ou achatados deverão ser excluídos do uso para fabricação de blocos de concreto. É importante conhecer as propriedades físicas e químicas dos agregados, pois, os mesmos podem reagir negativamente com o cimento e diminuir sua vida útil.
Cimento
Vale também se ater a qualidade do cimento empregado para a fabricação dos blocos de concreto. Existem no mercado vários tipos de cimento. A escolha do mesmo dependerá de fatores como o ambiente ao qual ele será submetido e o tipo de cura a ser realizada. Neste caso, aconselha-se a fazer comunicação permanente com o fabricante do cimento.
Água
Não podemos nos esquecer da utilização da água na fabricação do concreto: Caso a mesma seja utilizável para o consumo humano, também é aceitável para a fabricação do concreto. Depois de escolher os materiais adequados, é importante verificar que cada tipo de bloco tem um traço diferente, que é a proporção entre água, cimento e agregados. Escolhida a proporção, os materiais deverão ser enviados para um misturador.
Máquina de fazer blocos
Para a produção de blocos de concreto com perfeita aparência e resistência, é fundamental a escolha de uma máquina de blocos de qualidade, que disponibiliza formas, de acordo com as normas vigentes em nossa legislação e que obedeçam criteriosamente as normas estabelecidas para cada modelo.
Nós temos 2 modelos ideais para fazer blocos nas normas vigentes: a BL-3000h Hidraulica e a BL-4000S Hidraulica Automatica, que podem se adequar às suas necessidades de produção. Além disso dispomos de uma linha de máquinas com arrojada tecnologia italiana: a Gervasi XP.
Cura
Feitos os blocos de concreto, os mesmos deverão ir para a cura, que é o processo onde os blocos ganharão resistência a partir da evaporação da água de seu interior. O ideal é que os blocos sejam estocados em temperatura ambiente, onde haja a proteção do sol e do vento. Atendendo esses cuidados, o processo de cura poderá durar até 7 (sete) dias.
Outra forma utilizada para atingirem a resistência ideal, onde o processo de cura sofre aceleração, é estocar os blocos de concreto em uma câmara à vapor com temperatura de 80ºC e umidade de 100%. Utilizando-se dessa câmara a vapor, o processo de cura diminui seu tempo para 12 (doze) horas. Para a proteção de
sua qualidade, os blocos de concreto não deverão ser manipulados durante o processo de cura.
Teste
Dois dias após o processo de cura, algumas empresas usam fazer testes de resistência à compressão. Esses testes deverão ser feitos por pessoas com conhecimento técnico, pois, uma adequada capacitação de todos os envolvidos nesta operação pode assegurar êxito na qualidade dos blocos de concreto.
Os produtos devem ser estocados sobre paletes, antes de serem vendidos.