COMO AS NORMAS AFETAM O NEGÓCIO DA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO? PARTE 1

COMO AS NORMAS AFETAM O NEGÓCIO DA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO? PARTE 1

DROPS13 1

Muito provavelmente você já se deparou com a sigla “ABNT NBR…” em muitos produtos que você adquiriu, mas pode não ter entendido o seu significado e porque ela estava lá.

Nos próximos artigos vamos entender o que são normas, como são elaboradas e qual a importância delas para o negócio de produção de blocos de concreto.

A primeira coisa que precisamos compreender é exatamente “o que é uma norma”. A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, mais popularmente conhecida como “ABNT” é a entidade responsável pela elaboração das normas aqui no Brasil.

Segundo a ABNT, uma norma pode ser descrita assim:

Documento, estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto”.

Este conceito parece complicado, mas basta analisar separadamente algumas palavras para entender melhor:

  • Consenso: qualquer norma deve ser elaborada a partir da opinião de todas as pessoas envolvidas naquele assunto: fabricantes, fornecedores, pesquisadores, o governo, usuários, etc. Deve haver uma “concordância” geral entre eles sobre o tema.
  • Regras, diretrizes e características: uma norma tem várias funções, entre elas a de estabelecer as características e padrões que um determinado produto, serviço ou método de avaliação deve apresentar ou seguir.
  • Uso comum e repetitivo: as normas não são específicas para aplicação em determinadas circunstâncias ou por pessoas especializadas mas, sim, por qualquer pessoa ou empresa a qualquer momento em que estiver lidando com aquele tema.
  • Ordenação: Qualquer empresa ou pessoa que deseja fornecer o produto ou serviço descrito naquela norma deve se submeter aos padrões estabelecidos por ela.

Mas, como surge uma norma? É possível elaborar uma norma sobre qualquer assunto? Não é bem assim…

O processo começa quando a sociedade brasileira, através de uma entidade de representação, por exemplo, indica a necessidade de regulamentar um determinado tema.

O Comitê Brasileiro (CB) ou o Organismo de Normalização Setorial (ONS) avalia se há esta necessidade e, se for o caso, determina a criação uma comissão para trabalhar este assunto.

É importante dizer que a sociedade em geral é convidada a participar voluntariamente desse processo. Não é paga nenhuma remuneração a estas pessoas que vão elaborar a norma.

A comissão elabora um “projeto de norma” que é submetido à consulta popular por um determinado período de tempo. Normalmente o projeto é divulgado no site da ABNT. Qualquer pessoa pode votar o projeto e, inclusive, dar sugestões para melhorar o texto.

Depois de um tempo, alguns meses, as sugestões são recolhidas e consideradas. Elas podem ser acatadas ou não.

Finalmente, o projeto ganha uma redação final e é votada na comissão a sua aprovação ou não.

Depois de aprovada a norma é publicada e entra em vigor, normalmente, um mês após a sua publicação.

Acho que com estas explicações conseguimos explicar o que é uma norma.

No próximo artigo vamos falar sobre como ela afeta os negócios de um modo geral.

Até breve.

 


Esse artigo é uma contribuição do Professor  Julio C. Filla para o blog da WM Máquinas. Instagram: @julio_filla | Linkedin | Whatsapp: (43) 99966-1966

Sobre o autor

0e245f0504e44be7d256bb5841efe03c
Ele iniciou sua formação acadêmica em 1984 com Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, seguido por Engenharia Civil em 1987. Com vasta experiência em vendas técnicas na Cimento Cauê por 10 anos, também ministrou cursos e palestras em concreto. Possui pós-graduações em Marketing e Gestão da Qualidade. Na Plaenge Empreendimentos, atuou na área comercial. Hoje, é consultor em concreto e docente na UNIFIL, promovendo integração entre academia e mercado. Concluiu mestrado em Engenharia em 2011.

Artigos relacionados