Apesar de a renda e o consumo das famílias terem crescido menos neste ano, a indústria da construção civil nunca encontra-se estagnada. Neste ano ela está em fase de ajuste: a expectativa é a de que para o ano de 2016 o setor retome o seu crescimento. “Estamos quase no segundo semestre de 2015, esse é o melhor período para quem quer investir em uma empresa de máquina de blocos de concreto e se preparar para o setor da construção civil que nunca para de crescer e que terá um crescimento ainda maior até o ano que vem”, diz Luiz, proprietário da WM máquinas de blocos de concreto.
Para se ter uma ideia no primeiro semestre do ano de 2015, com a disponibilidade de crédito na economia e a contratação de aproximadamente 350 mil unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida, os imóveis voltados para a população de baixa renda permanecerão em destaque no mercado. Desta forma, o setor imobiliário conta com um aumento de 15% nos valores das faixas de renda.
Para 2016, as melhoras no setor da indústria da construção civil encontram-se também nos contratos de infraestrutura realizados em 2013, apoiado principalmente em obras de logísticas do governo federal, como ampliação de ferrovias e melhorias em rodovias de todo o país.
Levando-se em conta esses dados sobre o crescimento da construção civil investir neste setor é algo bastante vantajoso: a fabricação de blocos de concreto, por exemplo, é um negócio onde mesmo com a economia em crise, permanece estável, sempre se inclinando ao crescimento.
A fabricação dos blocos de concreto não é apenas destinada às pessoas que querem iniciar um novo negócio. As máquinas de blocos de concreto também são procuradas por pessoas que atuam em outros ramos de atividade e querem ter uma fonte de renda extra. “Tenho clientes de diversas áreas que procuram nossas máquinas de blocos de concreto, como uma nova fonte de renda” explica Luiz.
fontes: Obra 24 Horas, Ig Economia