QUER APLICAR PIGMENTOS NA FABRICAÇÃO PAVERS? VEJA 10 DICAS IMPORTANTES!

QUER APLICAR PIGMENTOS NA FABRICAÇÃO PAVERS? VEJA 10 DICAS IMPORTANTES!

QUER APLICAR PIGMENTOS NA FABRICAÇÃO PAVERS? VEJA 10 DICAS IMPORTANTES!

Sobre o uso de aditivos veja neste artigo:

  • O tipo adequado de aditivo para fabricação de pavers e blocos coloridos
  • Qual a influência do cimento e dos agregados na cor das peças
  • Qual a influência dos pigmentos no traço de concreto
  • Dicas de como incorporar pigmentos na sua produção 

 


 

A simples produção de peças de concreto coloridas não é mais um diferencial.

O diferencial está em conseguir customizar o atendimento ao seu cliente e fornecer o produto na quantidade, na geometria, na cor e na tonalidade que ele necessita para finalizar o projeto. Isso é para os bons!

Os excelentes conseguem fazer tudo isso e ainda ter lucro!!

Para a sua produção de pavers coloridos  subir de patamar, preste atenção nestas dicas:

Utilize pigmentos inorgânicos (óxidos)

Os pigmentos adequados para serem utilizados na produção de blocos e pavers são inorgânicos (óxidos de ferro naturais ou sintéticos) e na forma de pó. Os pigmentos inorgânicos são os mais adequados porque satisfazem as seguintes características:

  • São insolúveis tanto na água quanto nos agregados e não reagem quimicamente com os demais constituintes do concreto;
  • Ótima resistência ao clima, não descolorem sob a luz do sol ou temperaturas extremas; são resistentes ao ataque de cimentos alcalinos.
  • Formam uma mistura homogênea com a argamassa do concreto;

A cor do cimento influencia na cor da peça de concreto

 Saiba que a coloração geral do cimento influencia na cor final das peças. Portanto:

  • Nunca troque de fabricante, tipo e classe de cimento enquanto estiver produzindo um determinado lote;
  • A cor cinza do cimento impede a produção de peças com cores vivas.
  • Para produzir peças com cores intensas é necessário a utilização de cimento branco.

Dê um tempo para o pigmento se dispersar na mistura

Os pigmentos demandam um tempo mínimo de mistura, o qual depende da eficiência do misturador utilizado. É necessário efetuar um teste de campo para determinar a duração do tempo de mistura.

Faça o teste de saturação para determinar a quantidade de pigmento correta

Para atingir a melhor coloração possível é preciso fazer um “teste de saturação” para determinar a quantidade máxima a ser adicionada para atingir a cor pretendida. Quando se ultrapassa esta medida não ocorrem mudanças na cor, torna-se antieconômico e perde-se trabalhabilidade.

O teste de saturação deve ser feito em laboratório, para evitar desperdício de massa e pigmentos.  Parece complicado, mas não é.

Trata-se apenas de reproduzir as proporções de cimento, agregados e água e ir adicionando teores crescentes de pigmento, logicamente em misturas diferentes.

A massa pode ser preparada em um balde, com a utilização de um misturador manual de argamassa. A cada mistura retira-se uma amostra e molda-se utilizando fundos de garrafa pet ou fundos de vaso de flores, aqueles utilizados para a água não transbordar. 

Não esqueça de guardar as amostras e fazer uma anotação formal das quantidades utilizadas, do traço, fornecedores, tipo de cimento, etc, para uso posterior. Isso vale ouro.

Reveja a quantidade de água, aditivo e cimento se for necessário

O pigmento é um pó muito fino. Dependendo da cor e da tonalidade solicitada poderá haver alteração na quantidade de água  a ser adicionada. Isso pode ser avaliado ainda no teste de laboratório. Talvez seja necessário corrigir o teor de aditivo e de cimento.

Se faltar argamassa na mistura, os agregados graúdos podem modificar a cor

Os agregados graúdos são envolvidos pela matriz colorida do concreto. Se estes apresentarem uma coloração muito intensa e não forem adequadamente cobertos, isto poderá afetar o resultado final. Pode ser necessário corrigir um pouco o teor de argamassa.

Limpe corretamente o equipamento antes de produzir concreto colorido

O misturador, o silo da vibroprensa, as sapatas e  as bandejas devem ser muito bem limpos antes de iniciar a produção. Se for possível limpe até a correia transportadora.

Pese antecipadamente a quantidade de pigmento

Definida a quantidade de pigmento a ser adicionada, prepare antecipadamente a medida necessária para cada amassada e coloque em  pacotes de plástico. Identifique  a cor utilizada. Se houver, identifique colocando o nº da ordem de serviço.  Acrescente pelo menos a mesma quantidade de cimento e faça a homogeneização. Isso vai ajudar no momento de fazer a dispersão no misturador. 

Comece a produção de peças coloridas pela mais clara

Se for necessário produzir peças de duas cores diferentes no mesmo dia, comece pela mais clara. Depois de produzir o lote todo, efetue as limpezas necessárias antes de iniciar a produção das peças mais escuras.  

Solicite do seu cliente  a aprovação da cor e tonalidade do lote a ser produzido

Antes de produzir um grande lote de peças coloridas feito sob encomenda, faça testes de laboratório, além do de saturação, e apresente o resultado para o seu cliente. Peça a aprovação dele. Isso irá prevenir desgastes e rejeições posteriores.


Siga estas dicas e melhore a sua produção de peças coloridas. Faça os testes necessários e garanta a satisfação dos seus clientes. 

 


Esse artigo é uma contribuição do Professor  Julio C. Filla para o blog da WM Máquinas. Instagram: @julio_filla | Linkedin | Whatsapp: (43) 99966-1966

Sobre o autor

0e245f0504e44be7d256bb5841efe03c
Ele iniciou sua formação acadêmica em 1984 com Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, seguido por Engenharia Civil em 1987. Com vasta experiência em vendas técnicas na Cimento Cauê por 10 anos, também ministrou cursos e palestras em concreto. Possui pós-graduações em Marketing e Gestão da Qualidade. Na Plaenge Empreendimentos, atuou na área comercial. Hoje, é consultor em concreto e docente na UNIFIL, promovendo integração entre academia e mercado. Concluiu mestrado em Engenharia em 2011.

Artigos relacionados