Sobre o uso de aditivos veja neste artigo:
- O tipo adequado de aditivo para fabricação de pavers e blocos coloridos
- Qual a influência do cimento e dos agregados na cor das peças
- Qual a influência dos pigmentos no traço de concreto
- Dicas de como incorporar pigmentos na sua produção
A simples produção de peças de concreto coloridas não é mais um diferencial.
O diferencial está em conseguir customizar o atendimento ao seu cliente e fornecer o produto na quantidade, na geometria, na cor e na tonalidade que ele necessita para finalizar o projeto. Isso é para os bons!
Os excelentes conseguem fazer tudo isso e ainda ter lucro!!
Para a sua produção de pavers coloridos subir de patamar, preste atenção nestas dicas:
Utilize pigmentos inorgânicos (óxidos)
Os pigmentos adequados para serem utilizados na produção de blocos e pavers são inorgânicos (óxidos de ferro naturais ou sintéticos) e na forma de pó. Os pigmentos inorgânicos são os mais adequados porque satisfazem as seguintes características:
- São insolúveis tanto na água quanto nos agregados e não reagem quimicamente com os demais constituintes do concreto;
- Ótima resistência ao clima, não descolorem sob a luz do sol ou temperaturas extremas; são resistentes ao ataque de cimentos alcalinos.
- Formam uma mistura homogênea com a argamassa do concreto;
A cor do cimento influencia na cor da peça de concreto
Saiba que a coloração geral do cimento influencia na cor final das peças. Portanto:
- Nunca troque de fabricante, tipo e classe de cimento enquanto estiver produzindo um determinado lote;
- A cor cinza do cimento impede a produção de peças com cores vivas.
- Para produzir peças com cores intensas é necessário a utilização de cimento branco.
Dê um tempo para o pigmento se dispersar na mistura
Os pigmentos demandam um tempo mínimo de mistura, o qual depende da eficiência do misturador utilizado. É necessário efetuar um teste de campo para determinar a duração do tempo de mistura.
Faça o teste de saturação para determinar a quantidade de pigmento correta
Para atingir a melhor coloração possível é preciso fazer um “teste de saturação” para determinar a quantidade máxima a ser adicionada para atingir a cor pretendida. Quando se ultrapassa esta medida não ocorrem mudanças na cor, torna-se antieconômico e perde-se trabalhabilidade.
O teste de saturação deve ser feito em laboratório, para evitar desperdício de massa e pigmentos. Parece complicado, mas não é.
Trata-se apenas de reproduzir as proporções de cimento, agregados e água e ir adicionando teores crescentes de pigmento, logicamente em misturas diferentes.
A massa pode ser preparada em um balde, com a utilização de um misturador manual de argamassa. A cada mistura retira-se uma amostra e molda-se utilizando fundos de garrafa pet ou fundos de vaso de flores, aqueles utilizados para a água não transbordar.
Não esqueça de guardar as amostras e fazer uma anotação formal das quantidades utilizadas, do traço, fornecedores, tipo de cimento, etc, para uso posterior. Isso vale ouro.
Reveja a quantidade de água, aditivo e cimento se for necessário
O pigmento é um pó muito fino. Dependendo da cor e da tonalidade solicitada poderá haver alteração na quantidade de água a ser adicionada. Isso pode ser avaliado ainda no teste de laboratório. Talvez seja necessário corrigir o teor de aditivo e de cimento.
Se faltar argamassa na mistura, os agregados graúdos podem modificar a cor
Os agregados graúdos são envolvidos pela matriz colorida do concreto. Se estes apresentarem uma coloração muito intensa e não forem adequadamente cobertos, isto poderá afetar o resultado final. Pode ser necessário corrigir um pouco o teor de argamassa.
Limpe corretamente o equipamento antes de produzir concreto colorido
O misturador, o silo da vibroprensa, as sapatas e as bandejas devem ser muito bem limpos antes de iniciar a produção. Se for possível limpe até a correia transportadora.
Pese antecipadamente a quantidade de pigmento
Definida a quantidade de pigmento a ser adicionada, prepare antecipadamente a medida necessária para cada amassada e coloque em pacotes de plástico. Identifique a cor utilizada. Se houver, identifique colocando o nº da ordem de serviço. Acrescente pelo menos a mesma quantidade de cimento e faça a homogeneização. Isso vai ajudar no momento de fazer a dispersão no misturador.
Comece a produção de peças coloridas pela mais clara
Se for necessário produzir peças de duas cores diferentes no mesmo dia, comece pela mais clara. Depois de produzir o lote todo, efetue as limpezas necessárias antes de iniciar a produção das peças mais escuras.
Solicite do seu cliente a aprovação da cor e tonalidade do lote a ser produzido
Antes de produzir um grande lote de peças coloridas feito sob encomenda, faça testes de laboratório, além do de saturação, e apresente o resultado para o seu cliente. Peça a aprovação dele. Isso irá prevenir desgastes e rejeições posteriores.
Siga estas dicas e melhore a sua produção de peças coloridas. Faça os testes necessários e garanta a satisfação dos seus clientes.
Esse artigo é uma contribuição do Professor Julio C. Filla para o blog da WM Máquinas. Instagram: @julio_filla | Linkedin | Whatsapp: (43) 99966-1966