O selo de qualidade é uma garantia ao consumidor onde os produtos oferecidos ao mercado atendem às normas técnicas da ABNT ou órgão similar de normatização técnica.

ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland:

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela indústria brasileira do cimento, que há 75 anos promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em pesquisas da construção, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e mantém uma equipe de profissionais graduados à disposição do mercado, para treinamentos, consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Tudo isso para garantir a qualidade e as boas práticas do produto que representa.

O selo de qualidade ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), foi criado com o objetivo de certificar a conformidade dos produtos com as normas brasileiras. As vantagens oferecidas para as empresas de blocos de concreto que possuem esse selo em seus produtos, está presente na qualidade final das edificações, pois, determina que os blocos oferecidos deverão ter: dimensões regulares, boa aparência, grande durabilidade, resistência, etc, refletindo na qualidade final da construção.

A empresa fabricante de blocos de concreto que pretende atender às obras financiadas pelo governo (níveis federal, estadual e municipal), como por exemplo, o programa Minha Casa, Minha Vida, deverão ser filiadas ao programa do selo ABCP.

Com o aumento da utilização de blocos de concreto no Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em outubro de 2006, publicou as novas edições das normas NBR 6136 (blocos vazados de concreto simples para alvenaria requisitos) e NBR 12118 (blocos vazados de concreto simples para alvenaria métodos de ensaio). A NBR 6136 reúne os requisitos para os blocos de alvenaria com e sem função estrutural. As classes de blocos foram alteradas para A, B e C (blocos estruturais) e D (blocos de vedação). Já a NBR 12118 passou a reunir os procedimentos para determinação da resistência à compressão, absorção de água, retração por secagem e análise dimensional dos blocos.

Portanto, a qualidade final de uma obra é totalmente dependente da qualidade dos materiais empregados nela. Os blocos de concreto que atendem as normas de qualidade, possuem formato e dimensões padronizadas, proporcionando uma construção limpa, prática, rápida, econômica e eficiente.

fontes: Cimento Itambé, Comunidade da Construção, ABCP