Como fazer seu negócio de blocos de concreto dar CERTO?

Como fazer seu negócio de blocos de concreto dar CERTO?

Já pensou em abrir uma empresa que fabrica blocos de concreto? Como vimos anteriormente, diversas são as vantagens em utilizar blocos de concreto na construção civil, pois além de tratar-se de um produto bastante resistente, sua produção é sustentável, pois tem como matéria-prima cimento e areia, ao contrário do tijolo que utiliza terra e argila como matéria-prima.

Ter uma empresa que fabrica blocos de concreto é uma grande oportunidade de negócios, pois, dadas as vantagens, a procura por esse material aumentou devido ao grande número de projetos de construção, projetos comunitários, projetos como o Minha casa, minha vida, projetos para o PAC (pacote de aceleração do crescimento).

Para competir nesse mercado, é necessária a realização da produção de forma profissional e com competência técnica. Para que seus blocos de concreto tenham perfeita aparência e resistência, é fundamental a escolha de uma máquina de blocos de qualidade, que disponibiliza formas, de acordo com as normas vigentes em nossa legislação e que obedeçam criteriosamente as normas estabelecidas para cada modelo.

Além da escolha da máquina de blocos de concreto, o empreender deverá contar com um espaço físico de no mínimo 120 m2 para a fabricação dos blocos. O imóvel escolhido poderá ser um galpão industrial, que deverá ter uma área reservada para depósito de matéria-prima, recepção do material, área para produção com equipamentos. Deverá também ter uma área administrativa (escritório) para os funcionários do serviço administrativo e contábil. E por fim, uma loja comercial que deverá conter amostras dos blocos de concreto e um espaço para vendas também com suporte de telemarketing.

A empresa de produção de blocos de concreto deverá contar com funcionários habilitados para atuar em cada setor. Serão necessários funcionários para trabalhar no escritório e na venda dos blocos na loja física. Outros funcionários deverão trabalhar na área administrativa e contábil e por fim, deverão ser contratados funcionários para trabalhar na área de produção, esses funcionários deverão saber manusear as maquinas, saber fazer o controle da dosagem do cimento, areia e água, o controle do tempo de cura, etc. Lembrando que o tempo de cura poderá durar até 7 (dias) quando em temperatura ambiente, longe do vento e do sol ou, de forma a acelerar o processo, poderá acontecer em 12 horas caso sejam estocados em câmara à vapor com temperatura de 80ºC e umidade de 100%. Será necessário também a aquisição de um veículo para entregar os blocos.

Montada a fábrica, o empreendedor terá que conseguir clientes para a compra dos blocos. Uma boa estratégia, é investir em publicidade, que poderá acontecer da seguinte forma: anúncios em jornais locais; comprar espaços publicitários em programas de rádio; distribuição de panfletos; publicidade em outdoors; publicidade na internet, etc.

É importante também criar parcerias com empresas construtoras e profissionais do ramo, aumentado a quantidade de vendas.

fontes: Novo NegógioMontar um NegócioGlobo

Sobre o autor

c152a4bc35d093ad88c3c234f75b0d24
Luiz Windmoller Junior é um empresário destacado no setor de artefatos de concreto, atuando como diretor da WM Máquinas e sendo sócio de diversas outras empresas no setor, como a Gervasi Brasil, Angular Blocos e Pisos, e Bloco a Bloco. Sua expertise e visão estratégica têm contribuído significativamente para o crescimento e desenvolvimento do setor, consolidando sua posição como líder e influenciador.

Artigos relacionados