Várias pessoas entram em contato com a nossa equipe, e muitos perguntam: 

– “Além da máquina de blocos de concreto, o que mais eu preciso ter?”. 

Em 10 anos vendendo equipamentos para produzir blocos, identificamos que muito se fala sobre as máquinas de blocos, mas pouco sobre acessórios, estrutura e insumos que você irá precisar para montar sua fábrica. 

Nesse artigo vamos falar um pouquinho sobre a estrutura necessária para começar a fabricar blocos e pisos de concreto e preparar o negócio para produzir em larga escala.

Falando a grosso modo, precisamos de areia, pó de pedra, pedrisco e cimento, além de identificar o local adequado para colocar esse agregado dentro do nosso terreno.

Outra coisa tão importante quanto a máquina de blocos é a mistura. Para isso, você precisará saber como fazer a mistura dos seus agregados juntamente com o cimento para que atinja a umidade correta no traço. 

Finalmente, para fazer a mistura, podem ser usados betoneiras ou misturadores, dependendo do tamanho da sua demanda de produção, como vamos explicar a seguir.

Misturador

O misturador é muito mais eficiente do que a betoneira, gerando uma mistura homogênea em um curto espaço de tempo. Vale lembrar que o misturador é mais econômico, mesmo com seu alto desempenho, tendo uma melhor relação custo-benefício no longo prazo. 

Apesar disso, o misturador acaba necessitando um investimento inicial mais alto do que as betoneiras.

Betoneiras

Dá para produzir utilizando betoneira? Dá sim, muitas pessoas estão começando e não possuem o orçamento para adquirir um misturador, então optam pelas betoneiras, mas sempre indicamos que ao longo do tempo, e cabendo em seu orçamento, que invista em misturadores.

As betoneiras são muito mais baratas do que os misturadores, porém possuem uma capacidade de mistura e economia inferiores aos misturadores, além de produzir uma massa menos homogênea, o que pode demorar algum tempo até que atinja o traço ideal.

Porque investir em misturadores?

Temos que levar em consideração que a quantidade de blocos que você quer produzir por dia é totalmente ligada ao quanto de massa você consegue produzir. 

Por isso, temos que ter consciência que a betoneira vai misturar um volume de massa muito inferior ao misturador e isso vai resultar lá na frente em uma menor capacidade para atender mais clientes, mantendo a mesma qualidade.

Movimentação da massa

Outra coisa muito importante é em relação a movimentação da massa produzida dentro da sua fábrica. Você vai precisar de uma esteira que leve a massa da betoneira ou misturador até o silo de agregados da sua máquina.

Mas caso você não tenha uma esteira ou sua máquina não tenha um silo de agregados, você vai ter que providenciar com que a massa fique perto da sua máquina para facilitar a sua movimentação.

Central dosadora

Existem alguns outros acessórios, por exemplo a central dosadora de agregados, que tem a função de enviar através de peso ou por tempo o material correto para o seu misturador, para que você tenha uma melhor conformidade e uniformidade do traço.

Robôs articulados

Um outro item que o pessoal vem utilizando muito, são os robôs articulados que funcionam na frente da máquina. Eles fazem com que as tábuas que saem do equipamento sejam empilhadas. Isso facilita na verticalização da sua produção, ao invés de você ter uma área muito grande para colocar os blocos em período de cura, você verticaliza o armazenamento, permitindo diminuir em até quatro vezes a área necessária para produzir blocos.

Esses são alguns dos equipamentos que você pode colocar na sua fábrica de blocos. 

Lembrando sempre que, todo equipamento que você colocar irá impactar diretamente na sua produção, pois se você optar por acessórios inferiores, como a betoneira por exemplo, você terá uma diminuição na produção da massa necessária para a produção dos blocos. 

E na parte de logística também, com as esteiras e silos de agregados você irá agilizar o transporte da massa da betoneira ou misturador até a máquina, deixando sua produção mais eficiente.

Vale ressaltar que a nossa equipe consegue produzir todos esses equipamentos que apresentamos para todo tipo de demanda.

Principais aprendizados

  • Para produzir em larga escala, eu preciso produzir massa em larga escala, e para isso preciso preciso de equipamentos mais eficientes
  • Betoneiras são mais baratas do que os misturadores, porém possuem uma capacidade de produção muito mais inferior
  • Com os robôs articulados, conseguimos verticalizar a produção, diminuindo em até quatro vezes o espaço necessário para armazenar os blocos no período de cura

Se você está começando a fabricar blocos e tem dúvidas ou já fabrica e quer aumentar a produtividade e qualidade da sua produção, fale agora mesmo com um de nossos consultores pelo Whatsapp para tirar suas dúvidas: https://bit.ly/3fNdFZG