Para o funcionamento de toda e qualquer tipo de máquina, é necessária a energia. A energia é empregada para que a máquina execute certos tipos de trabalho. A energia utilizada pelas maquinas de blocos de concreto produzidas pela “WM Máquinas de Blocos”, provém do sistema pneumático.

O sistema pneumático permite que o trabalho do operador da máquina de blocos seja facilitado, desta forma, atividades como a de levantar, abaixar, puxar, empurrar, etc, tornam-se mais simples e fáceis de serem executados.

Para melhor definirmos o conceito de máquina pneumática, temos que ter em mente que “pneumática” refere-se a uma máquina onde o ar é utilizado ou acionado por fluxo ou pressão do ar: O ar é puxado para dentro de um compressor e então forçado através de tubulações para diferentes ferramentas. O ar comprimido atua em pistões e eixos e os obriga a se mover. A pneumática é muitas vezes usada para diferentes tipos de ferramentas manuais e também máquinas que realizem movimentos repetitivos.

DIFERENÇA ENTRE MÁQUINAS PNEUMÁTICAS E HIDRÁULICAS

Existem também as máquinas hidráulicas que trabalham com fluidos pressurizados, forçando uma ação mecânica. Um circuito hidráulico é composto por uma bomba para comprimir o fluido, tubulações para transportar o fluido, um cilindro onde o fluido é bombeado e um pistão movido pelo fluido sob pressão no interior do cilindro.

As máquinas pneumáticas, são bastante semelhantes às hidráulicas, a grande diferença se encontra no uso do ar. Além dessa diferença, existe outra também muito importante: A hidráulica é um circuito fechado: o fluido é enviado para o cilindro, movendo o pistão e, em seguida, circula de volta para a bomba. Na pneumática, por outro lado, “respira”, e não circula o ar. O ar comprimido é enviado para a ferramenta que faz o trabalho e expelido por meio de uma porta de escape. Mais ar é puxado para o compressor quando realizar mais trabalho.

VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DE UMA MÁQUINA PNEUMÁTICA DE FABRICAÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO:

  • A máquina de blocos pneumática possibilita um menor esforço por parte do operário nas operações repetitivas, fazendo com que o ritmo do trabalho aumente, aumentando também a produtividade, gerando uma redução nos custos operacionais.
  • As maquinas de blocos pneumáticas são de fácil manutenção.
  • Resistência a ambientes hostis: Poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade, raramente prejudicam os componentes pneumáticos, quando projetados para essa finalidade;
  • Para o manuseio da máquina pneumática, não é necessário a utilização de operários especializados.
  • As maquinas de blocos pneumáticas são bastante seguras contra possíveis acidentes de trabalho, pois exigem esforço moderado por parte do operário e não há perigo de explosão.

fontes: E-How, Wikipedia