Historicamente o concreto foi criado pelos romanos, mas foi no século XIX que esse material foi realmente estudado e desenvolvido.

O material de construção mais utilizado do mundo

O concreto é o material que mais é utilizado na construção civil, sendo o material estrutural mais utilizado no mundo. Seu consumo anual é da ordem de uma tonelada por habitante. Entre buycbdproducts materiais mais utilizados pelo homem, o concreto perde apenas para a água.

Vários tipos de concreto

O concreto é feito a partir da mistura do cimento e agregados. Esses agregados são: a água, a areia, o pedrisco, o pó de pedra, entre outros, que poderão ser aditivos e as adições, dependendo do tipo de resultado que se deseja, pois no mercado existem vários tipos de concreto, como por exemplo, concretos especiais, como o concreto autoadensável, concreto leve, concreto posreativo, concreto translúcido, concreto colorido, concreto com fibras, que são utilizados de acordo com necessidades específicas de cada projeto.

Na medida certa!

No preparo do concreto, a mistura de água ao cimento deverá formar uma pasta resistente e aderente para que os outros agregados possam se fixar. Portanto, a quantidade de água deve ser observada devendo-se seguir a quantidade recomendada pelo fabricante do cimento: Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.

Qualidade em primeiro lugar

Vale também se ater a qualidade do cimento empregado para a fabricação dos blocos de concreto. Existem no mercado vários tipos de cimento. A escolha do mesmo dependerá de fatores como o ambiente ao qual ele será submetido e o tipo de cura a ser realizada. Neste caso, aconselha-se a fazer comunicação permanente com o fabricante do cimento.

Outra forma de garantir a qualidade dos agregados, poderá ser feita por técnicos em laboratório, onde através de peneiras, a granulometria e a homogeneidade dos agregados são analisadas, pois os materiais contaminados com argila, ou que sejam alongados ou achatados deverão ser excluídos do uso para fabricação de blocos de concreto. É importante conhecer as propriedades físicas e químicas dos agregados, pois, os mesmos podem reagir negativamente com o cimento e diminuir sua vida útil.

O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto.

 

fontes: Ebah, Wikipedia, Portal do Concreto