AUMENTANDO A PRODUÇÃO E REDUZINDO OS CUSTOS DA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO – PARTE 2 – A IMPORTÂNCIA DOS SEUS COLABORADORES

AUMENTANDO A PRODUÇÃO E REDUZINDO OS CUSTOS DA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO – PARTE 2 – A IMPORTÂNCIA DOS SEUS COLABORADORES

DROPS 26 1

Ganhando tempo… veja um breve resumo do que trata este artigo.

A importância dos seus colaboradores.

  • O segundo pilar de qualquer transformação em uma empresa é o fator humano, ao seu lado está a satisfação do cliente.
  • Muitos programas de melhoria não funcionam porque seus colaboradores estão sempre em conflito ou encontram-se desmotivados.
  • Invista tempo para identificar as causas dos conflitos ou do desânimo e atue sobre elas.
  • Converse claramente sobre os objetivos da empresa e seja você mesmo uma fonte de inspiração. Nada melhor que o seu exemplo.
  • Cuide da remuneração da sua equipe. Cumpra pontualmente todas as suas obrigações.
  • Vença a resistência dos seus funcionários e envolva todas as lideranças no processo. Crie programas motivacionais que facilitem a quebra das resistências.

Em meados do século 20, a Toyota estava no olho do furacão, passando por uma crise que poderia leva-la à bancarrota. Nessa ocasião o seu presidente, Kiichiro Toyoda, propôs a demissão de um quarto da mão-de-obra.

Essa proposta desencadeou um grande embate com os sindicatos, que gozavam de grande força, em função das leis trabalhistas recém aprovadas.

Finalmente, não depois de muita luta, foi celebrado um grande acordo, o qual entrou para a história e serviu de base para muitos outros no segmento automobilístico.

Pelo acordo firmado, um quarto dos trabalhadores da Toyota seriam demitidos , mas os restantes teriam emprego vitalício e pagamento vinculado à sua senioridade (os mais velhos de casa seriam melhor remunerados). O presidente, por sua vez, demitiu-se responsabilizando-se pela crise.

Este acordo introduziu no cenário o segundo elemento indispensável para o sucesso do Sistema Toyota de Produção, o componente humano.

Agora era do interesse dos trabalhadores cooperar com o desenvolvimento da empresa, o que não ocorria habitualmente. Anteriormente era comum a retenção de informações que poderiam melhorar o processo e trazer grandes economias à empresa.

Como os trabalhadores não mais corriam risco de demissão tornou-se fácil obter ajuda para melhorar os processos e implantar as mudanças necessárias. Era do interesse de todos que a empresa crescesse e se perpetuasse.

É evidente que, atualmente, a implantação do modelo Toyota de produção, não exige esta condição, mas demonstra a importância de que os colaboradores sejam parceiros da empresa.

Por que alguns programas de melhoria simplesmente não funcionam? Resumidamente pode-se dizer que há duas causas básicas:

  • Sua equipe de colaboradores não se entende, vive apresentando conflitos constantemente;
  • Há um desinteresse generalizado entre seus funcionários.

Veja, para um funcionário prejudicar, ou sabotar, o desenvolvimento de uma empresa, é desnecessário que ele faça algo contra a empresa. Basta que ele não faça nada. Não se envolva.

Não existe a menor possibilidade de otimizar qualquer processo se a mão-de-obra não se envolver na situação.

Mas então, o que se pode fazer para conseguir o apoio necessário dos colaboradores para implementar mudanças? Aqui vão algumas sugestões:

Invista tempo tentando identificar a causa dos conflitos ou do desânimo. Como as pessoas são diferentes, evidentemente as causas também serão. Observe sua equipe atentamente e converse francamente sobre o que você perceber. Não basta fazer um discurso motivacional todos os dias pela manhã. Descubra o que está acontecendo.

Atue o mais breve possível sobre as causas identificadas. Seja claro sobre o desempenho da equipe, mas converse individualmente com cada membro. Não exponha ninguém.

Converse claramente sobre objetivos. O desinteresse pode ter a sua origem simplesmente na falta de comunicação quanto aos objetivos da empresa. Onde você pretende chegar? Diga isso a eles. De a eles perspectivas de futuro.

Seja uma fonte de inspiração. Isso aqui é muito poderoso. Pode ser que alguns dos seus funcionários tenham uma personalidade muito introspectiva ou até mesmo o oposto, mas não lhe dão liberdade de diálogo. Nesses casos, principalmente, seu exemplo será fundamental.

Vou gastar mais tempo aqui.

Seja um bom líder. Um bom líder se preocupa com sua equipe. Cuide dos relacionamentos, atuando como um pacificador. Se esforce para que haja respeito e atenção entre as pessoas.

Conheça a história de cada um e incentive o aprimoramento pessoal, ajudando a definir padrões e metas próprias.

Cuide da remuneração da equipe. Garanta que a empresa esteja cumprindo suas obrigações legais relativas a seus funcionários. Garanta condições de trabalho seguras e um ambiente saudável.

Seja justo em termos de remuneração. Deixe claro as suas possibilidades e como ela pode evoluir com o crescimento da empresa.

Vença a resistência dos seus funcionários. Ao mesmo tempo que alguns funcionários se consideram insubstituíveis outros se sentem completamente ameaçados pelas mudanças que você pretende introduzir, pensando que não vão dar conta.

 Até mesmo mudanças físicas na empresa, um ajuste no layout, por exemplo, podem gerar resistência. A mudança é um agente extremamente nivelador. Todos são colocados no mesmo patamar.

Envolva todos os níveis de liderança no processo de mudança. Dependendo do porte da sua empresa podem haver diversos níveis de liderança. Não importa se você tem um encarregado de pátio ou se cada setor da empresa tem seu próprio líder. Ninguém pode ficar de fora do processo.

Se houver diversos setores crie equipes de melhoria em cada setor. Se sua empresa ainda é pequena, lidere reuniões semanais ou quinzenais para conversar sobre problemas. Treine seu encarregado para fazer esta função.

Desenvolva programas motivacionais. Há algumas maneiras de fazer isso:

Disponibilize informações sobre as mudanças que serão implementadas, quais os objetivos e os benefícios. Mostre preocupação com o ambiente de trabalho valorizando a limpeza e a higiene.

Mostre preocupação com a comunidade. Apoie, de alguma forma, algum projeto social escolhido pelos seus colaboradores.

Crie e implemente um plano de carreira e se planeje para fazer a distribuição de recompensas financeiras.

Nem sempre isso é possível, seja cauteloso. Mesmo porque a recompensa financeira não é a mais eficaz; muitas vezes a distribuição esporádica de prêmios e reconhecimento público pelos bons serviços é mais adequada.

Espero que com este texto tenha deixado claro a importância da sua equipe, do seu time, para o sucesso do seu negócio.

O trabalho em uma fábrica de blocos e pavers pode ser muito pesado e por vezes desmotivador, dependendo do grau de automação alcançado pela sua empresa.

Seja sensível a isso e procure adequar as situações que geram desconforto e desmotivação.

Até breve.

Sobre o autor

0e245f0504e44be7d256bb5841efe03c
Ele iniciou sua formação acadêmica em 1984 com Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, seguido por Engenharia Civil em 1987. Com vasta experiência em vendas técnicas na Cimento Cauê por 10 anos, também ministrou cursos e palestras em concreto. Possui pós-graduações em Marketing e Gestão da Qualidade. Na Plaenge Empreendimentos, atuou na área comercial. Hoje, é consultor em concreto e docente na UNIFIL, promovendo integração entre academia e mercado. Concluiu mestrado em Engenharia em 2011.

Artigos relacionados