Algo com o que se pode concordar, sem dificuldades, é que a execução de uma tarefa ou a preparação de qualquer produto demanda conhecimento específico, especialmente quanto aos requisitos a serem atendidos.

No caso da confecção dos blocos de concreto para alvenaria, sejam estruturais ou não, há duas normas que qualquer fabricante precisa conhecer, e na sua versão mais atualizada:

  • ABNT NBR 6136: Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Requisitos
  • ABNT NBR 12118: Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Métodos de ensaio.

Se você tem dúvida sobre qual é a versão mais atualizada, basta consultar o site da ABNT (https://www.abntcatalogo.com.br) e efetuar uma busca pelo número da norma.

Estas duas normas devem ser utilizadas em conjunto. A primeira (ABNT NBR 6136) trata das características que um bloco de concreto deve apresentar e a segunda (ABNT NBR 12118) sobre os métodos padronizados para avaliar estas características.

O que se pode encontrar em cada norma? Vamos começar pela norma de requisitos

ABNT NBR 6136

Antes de mais nada é preciso deixar claro uma coisa. No mercado, de um modo geral, é possível encontrar 2 tipos de produtos: o “BLOCO DE CONCRETO” e o “BRÓCO”. É claro que isto é só uma piada, mas toda brincadeira tem seu fundo de verdade.

O “BRÓCO” é aquele produto que não atende às especificações da norma. É o resultado da ação intencional de um fabricante que não se importa com padrões de qualidade.

Isso se chama “não conformidade intencional”.

Em muitos casos é falta de informação mesmo. Não é intencional. Só falta um pouco de orientação.

É por isso que a norma existe, para prover a orientação quanto ao padrão a ser seguido. E os consultores estão ai pra isso também. Ajudar a colocar a norma em prática.

O objetivo deste artigo não é reproduzir a norma, mas sim, destacar as informações que encontramos nela para entender a sua importância.

Esta norma é bem didática. Ela começa introduzindo algumas palavras e expressões que são importantes, como por exemplo: área bruta, dimensões modulares, família de blocos, classe, etc. Isso facilita a leitura.

Em seguida ela apresenta as exigências (ou requisitos) para os materiais que vão ser utilizados na produção do concreto.

Ai vem uma parte muito importante: os chamados “requisitos específicos”.

Nessa parte, a norma estabelece as dimensões dos blocos para cada família (20 x 40; 15 x 40; etc), a espessura mínima das suas paredes e os valores mínimos para a resistência à compressão, absorção e retração.

Estas informações estão em três tabelas diferentes:

TABELA 1 – Dimensões nominais

TABELA 2 – Designação por classe, largura dos blocos e espessura mínima das paredes do blocos

TABELA 3 – Requisitos para resistência característica á compressão, absorção e retração.

Vou colocar as tabelas no final para não atrapalhar a sua leitura, ok?

Os valores das propriedades físicas e mecânicas são apresentados separadamente para o caso de blocos com ou sem função estrutural e também pela sua classe (tipo de uso).

Na sequência ela trata sobre como estes parâmetros devem ser inspecionados, que norma aplicar (no caso é a ABNT NBR 12118), o tamanho da amostra e as condições para aceitação da produção.

Veja como as coisas estão ligadas: são estas dimensões fornecidas pela norma que os fabricantes de formas e equipamentos devem seguir e, à medida que a utilização dos moldes acontece, você precisa verificar, caso contrário os produtos ficam “fora da bitola”.

A norma traz, inclusive, qual é a tolerância nas dimensões a ser observada. Fique ligado.

No próximo artigo vou tratar sobre a forma de avaliar estes requisitos. Não deixe de ler.

TABELA 1 – Dimensões nominais (mm)

FONTE: ABNT NBR 6136

TABELA 2 – Designação por classe, largura dos blocos e espessura mínima das paredes dos blocos

FONTE: ABNT NBR 6136

TABELA 3 – Requisitos para resistência característica à compressão, absorção e retração.

FONTE: ABNT NBR 6136


Esse artigo é uma contribuição do Professor  Julio C. Filla para o blog da WM Máquinas. Instagram: @julio_filla | Linkedin | Whatsapp: (43) 99966-1966