Já pensou em abrir uma empresa que fabrica blocos de concreto? Como vimos anteriormente, diversas são as vantagens em utilizar blocos de concreto na construção civil, pois além de tratar-se de um produto bastante resistente, sua produção é sustentável, pois tem como matéria-prima cimento e areia, ao contrário do tijolo que utiliza terra e argila como matéria-prima.
Ter uma empresa que fabrica blocos de concreto é uma grande oportunidade de negócios, pois, dadas as vantagens, a procura por esse material aumentou devido ao grande número de projetos de construção, projetos comunitários, projetos como o Minha casa, minha vida, projetos para o PAC (pacote de aceleração do crescimento).
Para competir nesse mercado, é necessária a realização da produção de forma profissional e com competência técnica. Para que seus blocos de concreto tenham perfeita aparência e resistência, é fundamental a escolha de uma máquina de blocos de qualidade, que disponibiliza formas, de acordo com as normas vigentes em nossa legislação e que obedeçam criteriosamente as normas estabelecidas para cada modelo.
Além da escolha da máquina de blocos de concreto, o empreender deverá contar com um espaço físico de no mínimo 120 m2 para a fabricação dos blocos. O imóvel escolhido poderá ser um galpão industrial, que deverá ter uma área reservada para depósito de matéria-prima, recepção do material, área para produção com equipamentos. Deverá também ter uma área administrativa (escritório) para os funcionários do serviço administrativo e contábil. E por fim, uma loja comercial que deverá conter amostras dos blocos de concreto e um espaço para vendas também com suporte de telemarketing.
A empresa de produção de blocos de concreto deverá contar com funcionários habilitados para atuar em cada setor. Serão necessários funcionários para trabalhar no escritório e na venda dos blocos na loja física. Outros funcionários deverão trabalhar na área administrativa e contábil e por fim, deverão ser contratados funcionários para trabalhar na área de produção, esses funcionários deverão saber manusear as maquinas, saber fazer o controle da dosagem do cimento, areia e água, o controle do tempo de cura, etc. Lembrando que o tempo de cura poderá durar até 7 (dias) quando em temperatura ambiente, longe do vento e do sol ou, de forma a acelerar o processo, poderá acontecer em 12 horas caso sejam estocados em câmara à vapor com temperatura de 80ºC e umidade de 100%. Será necessário também a aquisição de um veículo para entregar os blocos.
Montada a fábrica, o empreendedor terá que conseguir clientes para a compra dos blocos. Uma boa estratégia, é investir em publicidade, que poderá acontecer da seguinte forma: anúncios em jornais locais; comprar espaços publicitários em programas de rádio; distribuição de panfletos; publicidade em outdoors; publicidade na internet, etc.
É importante também criar parcerias com empresas construtoras e profissionais do ramo, aumentado a quantidade de vendas.
fontes: Novo Negógio, Montar um Negócio, Globo