O NEGÓCIO BLOCOS DE CONCRETO E AS PERSPECTIVAS PARA 2022 – PARTE 4 – INDÚSTRIA DE BLOCOS: PREPARANDO SUA EMPRESA PARA O NOVO ANO

O NEGÓCIO BLOCOS DE CONCRETO E AS PERSPECTIVAS PARA 2022 – PARTE 4 – INDÚSTRIA DE BLOCOS: PREPARANDO SUA EMPRESA PARA O NOVO ANO

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Ganhando tempo… veja um breve resumo do que trata este artigo.

Para se preparar para um novo ciclo:

  • Descubra onde você se encontra. Onde você está no processo de desenvolvimento da sua empresa?
  • Decida em que direção você vai. Novos equipamentos? Introduzir um novo produto? Melhorar a comunicação com o mercado?
  • Planeje as suas vendas e levante as suas despesas. Para onde o dinheiro está indo?
  • Reveja seu processo de produção. Contrate um especialista se precisar.
  • Planeje mudanças lentas e constantes. Movimentos muito bruscos podem complicar o seu negócio.
  • Reforce as suas parcerias. Demonstre o valor que seus parceiros e clientes possuem.
  • Comunique claramente seus alvos para a sua equipe e crie um programa de recompensas. Descubra coisas que sua equipe valoriza.

O futuro em sí mesmo é desconhecido. Não se trata de um futuro distante e sim do próximo ano. Mas, mesmo assim, como preparar uma empresa para esta nova jornada? Sendo mais específico: como preparar uma fábrica de blocos para o ano de 2022?

 Para alguns empreendedores do ramo esta pergunta não tem resposta. Para outros a resposta é: não vou nem tentar, não dá certo mesmo.

Sejamos lógicos: não vai acontecer uma ruptura no tempo ao entrarmos em 2022. Pelo contrário, o que haverá é simplesmente uma continuidade dos esforços para conquistar novos espaços e avançar com o negócio. Simples assim.

Mas, como fazer isso direito? Não é difícil, mas vai requerer sua dedicação. Na verdade, os passos são simples.

A primeira coisa a fazer é saber onde você se encontra. Isso é fundamental. Onde você está no processo de desenvolvimento da sua empresa? Para responder a esta pergunta com precisão você necessita de ajuda. Principalmente da sua equipe, seja ela grande ou pequena.

Você deve reunir a sua equipe e perguntar francamente a eles: o que está funcionando? O que não está funcionando? O que devemos fazer de diferente? O que fizemos de melhor este ano? Quais oportunidade nós perdemos, e por que? Tem algo que se não corrigirmos vai nos trazer problemas?

Você deve ouvir não somente a sua equipe de vendas ou administrativa. Pergunte aos seus colaboradores do pátio. Eles têm muitas respostas.

Aproveite esta oportunidade para celebrar com sua equipe o período que está terminando. Estamos falando da preparação para um próximo ano, mas isso poderia ser feito a cada trimestre.

O próximo passo é decidir em que direção você vai. Tem algum produto que o mercado está demandando e você gostaria de produzir? Há algum segmento que está sendo subaproveitado? É preciso atualizar algum equipamento, fazer um investimento para complementar o seu parque de máquinas? Precisa ampliar a sua equipe ou fazer substituições?

Seja o que for que você decidir, vou lhe dar um conselho precioso: NÂO faça movimentos bruscos. Para usar uma linguagem simples: faça diversas mudanças pequenas e contínuas.

Lógico, se você planeja adquirir uma máquina nova, não estou dizendo para você montá-la aos poucos. O que estou dizendo é que você deve ir preparando seu espaço, motivando sua equipe de venda para aumentar seu esforço e absorver o novo volume de produção. Avise seus clientes da maior disponibilidade ou da melhoria na qualidade. Aproveite a chegada do novo equipamento para aprimorar os hábitos dos seus colaboradores do pátio.

Nem sempre a introdução de um novo equipamento aumenta a eficiência. Olhe o processo como um todo. Se for preciso chame um especialista para ajudar a fazer o diagnóstico do seu processo de produção e apresentar pontos de melhoria.

A próxima dica é mais difícil, e você vai precisar da ajuda do seu contador: faça um planejamento de vendas e em paralelo o levantamento de suas despesas.

Seu contador pode lhe ajudar com os balancetes mensais. Para muitas empresas, conseguir fazer um balancete mensal, seria um dos alvos a estabelecer. Você precisa entender para onde está indo os recursos levantados com as vendas.

Reveja o seu processo de produção. Não tem como fazer isso sem uma conversa séria com o pessoal do pátio. Eles sabem o que precisa ser melhorado. Só tem uma ressalva: cuidado para não cair em uma armadilha.

É comum a equipe desenvolver vícios de produção e se acostumar a eles e não desejar mudar, achando que está bom e não é necessário. Você precisa estar atento, o bom é sempre inimigo do melhor. Lembre-se da célebre frase: “ O errado é errado mesmo quando todos estão fazendo e o certo continua sendo certo mesmo quando ninguém pratica”.

Outra situação a ser considerada: como você se comunica com o mercado? Você está nas redes sociais? Seu site é rápido e atraente? Vocês respondem rapidamente consultas por e-mail ou wattsapp?

Se você puder, contrate uma empresa para fazer a gestão das suas mídias sociais. Se não puder, faça o básico. Movimente você mesmo. Informe-se sobre isso, faça um curso prático de marketing digital, e prepare um plano para o próximo ano. Marque presença.

Reforce as suas parcerias. Muitas empresas têm o hábito de presentear clientes com garrafas de vinhos, canecas, agendas, etc. Nada disso terá valor se o momento da entrega for impessoal e você não contatar a pessoa correta.

Se você resolver presentear alguns clientes, tenha certeza que ele entenda a importância que tem para a sua empresa e que você o valoriza.

E para finalizar: depois que você estabelecer as suas metas comunique claramente isso para a sua equipe e demonstre a importância de atingi-las. Estabeleça um programa de recompensas. Nem sempre isso significa um prêmio em dinheiro. Descubra o que sua equipe valoriza e invista nisso.

Bem, faça isso e você terá dado um grande passo para o crescimento da sua empresa.

Até breve.

Sobre o autor

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Ele iniciou sua formação acadêmica em 1984 com Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, seguido por Engenharia Civil em 1987. Com vasta experiência em vendas técnicas na Cimento Cauê por 10 anos, também ministrou cursos e palestras em concreto. Possui pós-graduações em Marketing e Gestão da Qualidade. Na Plaenge Empreendimentos, atuou na área comercial. Hoje, é consultor em concreto e docente na UNIFIL, promovendo integração entre academia e mercado. Concluiu mestrado em Engenharia em 2011.

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