O NEGÓCIO BLOCOS DE CONCRETO E AS PERSPECTIVAS PARA 2022 – PARTE 6 – INDÚSTRIA DE BLOCOS: DEPOIS DA PANDEMIA

O NEGÓCIO BLOCOS DE CONCRETO E AS PERSPECTIVAS PARA 2022 – PARTE 6 – INDÚSTRIA DE BLOCOS: DEPOIS DA PANDEMIA

DROPS 24 1

Ganhando tempo… veja um breve resumo do que trata este artigo.

Depois da pandemia:

  •  O mundo mudou e com ele todas as relações, seja entre pessoas ou empresas.
  • A digitalização da indústria avançou mais durante a pandemia do que em outros momentos. A indústria 4.0 já é uma realidade.
  • Identifique os segmentos que estão se fortalecendo em sua região e se associe a eles para atender as suas necessidades em termos de construção;
  • Aprenda a lidar com seus clientes. Alguns vão se aproximar e outros vão ficar distantes. Desenvolva formas de se comunicar com ambos.
  • Cuide dos seus funcionários e promova o engajamento para superar este momento
  • Inicie ou dê continuidade à transformação digital da sua empresa.

Se há uma pergunta que todo empreendedor está se fazendo neste momento é: como se comportar no contexto de uma pós-pandemia ou mesmo da própria pandemia?

Não há uma resposta fácil para esta pergunta.

O mundo mudou. E quando se diz que o mundo mudou estamos falando das relações entre as pessoas, da relação das pessoas com o trabalho, com o lazer, com a saúde, com a alimentação, com a natureza, etc.

A relação entre as empresas também mudou. A relação cliente-fornecedor mudou.

A forma de se comunicar mudou. As relações pessoais e comerciais foram digitalizadas.

Alguns consultores chegam a afirmar que a digitalização na indústria avançou 2 anos só nos primeiros 2 meses da pandemia e a chamada indústria 4.0 se tornou ainda mais palpável.

Como essas transformações vão afetar a fabricação e comercialização de blocos de concreto?

É relativamente fácil falar sobre o contexto geral, mas abordar um segmento específico é mais desafiador.

O segmento de blocos de concreto atende todo tipo de edificação: desde as edificações residenciais até as industriais passando pelo comércio e serviço. Cada um desses segmentos foi afetado de modo diferente e até mesmo contrastante.

Veja este exemplo: se por um lado as residências da classe média e alta devem crescer de tamanho, porque as famílias vão passar mais tempo em casa, e até trabalhar lá, os escritórios das empresas tendem a encolher. O regime híbrido de trabalho será o grande responsável por esta mudança.

Alguns segmentos industriais não foram sequer afetados pela pandemia, ao contrário, sofreram expansão: como é o caso de toda a cadeia de alimentos e medicamentos.

Então, em termos de estratégia de mercado, você precisa ficar atento ao que está acontecendo ao seu redor. Quais os segmentos mais representativos da economia local?

Você precisa estar associado a ele para poder crescer ou se sustentar no mercado.

Que produto do seu portifólio está sendo mais demandado? O que estes segmentos precisam e que você ainda não produz? Como eles estão comprando e como pretendem receber os insumos em seus canteiros de obra?

Com o afastamento social, as relações comerciais se tornaram mais impessoais, o que não é bom para os negócios.

Você vai precisar aprender a lidar com 2 tipos de clientes: aqueles que estão ansiosos por voltar à vida normal e estão abertos a contatos mais pessoais e aqueles que vivem aterrorizados pela possibilidade de contrair o vírus e adoecer. Estes vão evitar o contato pessoal e os meios digitais serão o seu melhor aliado para atendê-los.

Lembre-se que seus funcionários, sejam os da produção ou administrativos, também terão reações diferentes. Mantenha os canais de comunicação abertos e fique atento.

Quanto mais simples for a pessoa, mais dificuldade de lidar com a situação ela vai ter. Seja solidário com aqueles que estiverem passando por momentos difíceis, como é o caso da perda de um ente querido.

Os “espertinhos” também vão estão por perto e tentar tirar proveito da situação.

Utilize as dificuldades trazidas pela pandemia para aumentar o engajamento da equipe. Esse é o papel de líder que todo empreendedor precisa desenvolver.

Peça ajuda para superarem juntos esta crise. Isso gera comprometimento. A maioria vai se esforçar para manter o negócio em funcionamento.

Talvez seja este o momento de começar a transformação digital em sua empresa.

Se você possui uma máquina pneumática, pode ser uma oportunidade para migrar para uma automática, ou de uma manual para uma pneumática. Enfim, pense em como pode aprimorar sua produção.

Não faça isso sem considerar seu fluxo de caixa e a previsão de demanda.

Pode ser que a transformação digital na sua empresa se inicie pelo setor administrativo e não pela produção. O que traria maior impacto positivo ao seu negócio?

Como se percebe, nunca foi tão necessário ao empresário o “bom senso” associado à coragem para enfrentar desafios. E assim vai ser por um bom tempo ainda.

Espero ter colaborado com algumas reflexões.

Até breve.

Sobre o autor

0e245f0504e44be7d256bb5841efe03c
Ele iniciou sua formação acadêmica em 1984 com Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, seguido por Engenharia Civil em 1987. Com vasta experiência em vendas técnicas na Cimento Cauê por 10 anos, também ministrou cursos e palestras em concreto. Possui pós-graduações em Marketing e Gestão da Qualidade. Na Plaenge Empreendimentos, atuou na área comercial. Hoje, é consultor em concreto e docente na UNIFIL, promovendo integração entre academia e mercado. Concluiu mestrado em Engenharia em 2011.

Artigos relacionados