Vamos conversar agora sobre um aspecto importante do concreto seco: suas propriedades, ou seja, suas principais características e qual a importância disso. Neste artigo você vai ter uma visão geral, nos próximos virão os detalhes, ok?

Bem, se você é fabricante de algum tipo de material vibroprensado, com certeza, já deve ter se deparado com peças de concreto saindo fora do padrão desejado e consequentemente concluiu que, já que sua máquina está ajustada, alguma “anomalia” deve estar ocorrendo com a massa que alimenta a máquina. Como resolver?

Para encontrar mais rapidamente a solução adequada, e não comprometer sua produção, você precisa conhecer as principais propriedades do concreto seco e saber como elas se manifestam na prática. Quais são estas propriedades? Veja o infográfico 1.

Infográfico 1 – Propriedades relevantes do concreto seco.

Vamos começar falando sobre coesão e compacidade. Vamos lá então.

1-COESÃO

A coesão é a característica do concreto seco que permite, após a extrusão de uma peça, que ela permaneça íntegra, com arestas vivas e sem desmoronar durante o seu transporte. Logo, se os blocos ou pavers se partem ou desmancham ao serem desmoldados, ou durante o avanço das tábuas, ou mesmo quando são transportados para o local de cura, fique ligado, algum fator pode estar comprometendo a coesão das partículas que compõe a massa. Vamos discutir isso em um próximo artigo.

2-COMPACIDADE

A compacidade da mistura é uma das propriedades mais importantes e que deve ser bem estudada e trabalhada na preparação de um concreto seco. Ela refere-se ao grau de “empacotamento” que se pode obter com os agregados constituintes da mistura.

Talvez o termo “empacotamento” seja novo para você, mas de modo geral, ele se refere à melhor acomodação possível de ser obtida entre os constituintes de uma mistura..

A mistura deve ser estudada de tal forma que, sob o efeito de vibração e compactação, ela se acomode perfeitamente diminuindo ao máximo os vazios da peça. Dessa premissa vem, mais uma vez, a importância de se considerar o tipo de equipamento no desenvolvimento do traço do concreto seco. Uma mesma mistura responde de modo diferente ao ser processada por máquinas diferentes.

Muito bem, chegamos ao final do primeiro artigo sobre propriedades do concreto seco. A intenção foi “abrir uma picada”, criar uma trilha para desbravar este assunto. Aguardem os próximos artigos, vamos explorar estas propriedades com mais detalhes.


Esse artigo é uma contribuição do Professor  Julio C. Filla para o blog da WM Máquinas. Instagram: @julio_filla | Linkedin | Whatsapp: (43) 99966-1966