QUANTOS BLOCOS EU CONSIGO FAZER COM UM SACO DE CIMENTO?

Esta é uma dúvida muito comum e para responder de modo adequado é preciso começar com o famoso “DEPENDE”.

Não existe uma resposta direta para esta pergunta porque é necessário considerar alguns fatores chaves que influenciam este cálculo, como o tipo de equipamento, a resistência do bloco e o tipo de bloco.

Considere o tipo de máquina que sua empresa possui ou que pretende adquirir; haverá uma grande diferença se ela for manual, hidráulica ou pneumática. Esta diferença se manifesta diretamente no traço utilizado para a produção da massa.

As máquinas manuais trabalham com proporções cimento: agregado que podem variar de 1:6 até 1:10, uma máquina hidráulica pode processar massas com proporções de 1:8 até 1:16, ou mais.

A proporção cimento:agregado define a quantidade de agregado a ser misturada com o cimento.

Para simplificar, vamos considerar que as medidas serão feitas em massa. Um traço 1:6 significa que a mistura contém 6 kg de agregado para cada 1 kg de cimento. Para um saco de cimento de 50Kg serão adicionados 300kg de agregados totalizando 350 de material seco.

Se considerarmos 6% de umidade, a massa total sobe para 371kg de material. Imaginando que um bloco de vedação 14 x 19 x 29 pese cerca de 8,5kg, com esta quantidade de material é possível produzir teoricamente, sem considerar as perdas, cerca de 43 blocos.

Se a máquina permitir a utilização de uma proporção maior, por exemplo 1:16, a massa total chega a 848 kg, o que permitirá moldar cerca de 100 blocos desse tipo, com 1 saco de cimento.

No próximo artigo vamos abordar outro aspecto importante para responder esta pergunta: a influência da resistência do bloco.