Diversas são vantagens da utilização dos blocos de concreto na construção civil, além da praticidade e economia, é uma ótima solução construtiva. Veja abaixo algumas dessas vantagens:

  1. Em comparação ao tijolo, os blocos de concreto são mais resistentes, possuindo menor índice de perda, reduzindo o entulho da obra: além de ter grande resistência mecânica, onde poucos blocos quebram, é possível planejar a execução das paredes sem cortes, gerando também menos entulho na obra.
  2. Aumento da produtividade da mão de obra: é possível a execução de paredes prumadas, niveladas e alinhadas com maior rapidez, devido ao tamanho maior das peças.
  3. Apresentam maior compatibilidade com as argamassas de assentamento e revestimento, pois possuem grande precisão dimensional, proporcionam a aplicação de gesso, textura, massa fina ou revestimento cerâmico diretamente sobre os blocos. Outra vantagem é que se houver uso de revestimento, este será de menor espessura (em geral menor que 4 mm internamente e 6 mm nas faces externas das paredes).
  4. Os blocos possuem dimensões precisas que facilitam sua aplicação e proporcionam redução nas espessuras de revestimento.
  5. Os furos na vertical possibilitam a passagem de instalações elétrica e hidráulica, evitando a necessidade de cortes ou quebras das paredes após sua execução que, além de gerarem entulhos, fragilizam as paredes.
  6. Economia: Por possuírem dois furos verticais vasados, aplica-se a argamassa somente nos locais adequados e em quantidades necessárias.
  7. Maior conforto térmico e acústico: os alvéolos no interior das peças dissipam o som e o calor e proporcionam um melhor isolamento térmico e acústico em relação aos sistemas convencionais.
  8. Menor índice de propagação de incêndio: a alta densidade dos blocos de concreto, fazem com que a parede resista por mais tempo a propagação de chamas.
  9. Com relação aos custos finais de uma obra, a utilização de blocos de concreto representa uma economia de 25% se comparado ao tijolo, além disso, a aquisição dos blocos é sob demanda, sendo assim, a compra de blocos, assim, pode ser programada e interrompida em caso de necessidade.
  10. Elimina quase 100% formas e ou caixarias, consequentemente reduzindo a mão de obra em carpintaria e materiais. Reduz também de forma significativa, o uso de ferragem, concreto e mão de obra de armador.
  11. Facilidade de treinar mão de obra para executar o serviço.
  12. Através das pequenas dimensões dos blocos, é possível grande flexibilidade arquitetônica, além disso, há uma grande variedade de cores, permitindo um maior detalhamento estético.
  13. Quanto ao detalhamento do projeto, há uma maior rapidez e facilidade de execução.
  14. Qualidade na compra dos blocos de concreto: os fornecedores de blocos de concreto estão mais qualificados, seu produto pode contar com selo de qualidade fornecido pela Associação Brasileira de Cimento Portland, passando por critérios rigorosos de inspeção.

Desta forma, a utilização de blocos de concreto é uma excelente alternativa, pois trata-se de um produto de qualidade com preços menores, isso sem falar nos benefícios sociais, como a geração de emprego e renda.

fontes: Fórum da Construção, Portal VGV, Faz Fácil.