Muitas dúvidas surgem quando iniciamos nossa fábrica de blocos de concreto, como por exemplo qual máquina comprar, qual é melhor pneumática ou hidráulica, como fabricar pisos de concreto, quais acessórios ter na minha fábrica, enfim, inúmeras perguntas, e além dos questionamentos, surge a dúvida, o que é mais importante a vibração ou compactação?

O que é mais importante na sua máquina de blocos, vibração ou compactação? 

Alguns fabricantes vão dizer que é a compactação, outros dizem que é a vibração, mas temos que lembrar que a vibração e a compactação devem “conversar”. 

Não adianta ter uma máquina com muita vibração e pouca compactação ou ter muita compactação e pouca vibração.

A vibração juntamente com a compactação são responsáveis por fazer o adensamento do concreto dentro do molde, buscando tirar os espaços vazios dentro do molde.

Se você tiver muita vibração, vai fazer com que muito material entre dentro do molde. E se você não tiver uma força de compactação correspondente a da vibração, não vai conseguir atingir a altura correta que o bloco precisa atingir. 

Caso você tenha um excesso de compactação, você vai dificultar a vibração, anulando a vibração você vai desequilibrar a sua máquina, fazendo com que você não consiga realizar o adensamento correto dentro do molde.

As máquinas hidráulicas por exemplo, tem uma compactação superior em comparação às máquinas pneumáticas ou manuais, então a vibração desses equipamentos automáticos devem corresponder a esse aumento de compactação. 

Então não adianta nada a gente colocar prensagem hidráulica em uma máquina que tem uma vibração igual a uma máquina pneumática, a vibração e compactação devem ser condizentes com o tipo de equipamento que você tem.

Vale lembrar que o conjunto de compactação e vibração quanto mais eficiente for, melhor vai ser seu resultado final em termos de qualidade e economia de cimento no teu traço. 

Um equipamento melhor, com uma parte técnica melhor, vai te gerar produtos melhores.

Se você busca ter uma alta produtividade com uma alta qualidade, lembre-se que quanto maior for a sua compactação e a sua vibração, e melhor elas “conversarem”, melhor vai ser seu resultado final.

Uma outra observação que a gente faz é que não adianta a gente ter uma máquina manual, pneumática e até mesmo uma hidráulica pequena, e colocarmos uma vibração ou compactação muito grande, sendo que o equipamento não possui chassi reforçado, uma vez que cada tipo de máquina é feita para suportar uma determinada carga de trabalho máxima. 

Principais aprendizados

  • A compactação e a vibração são responsáveis pelo adensamento do concreto no molde
  • Quanto mais eficiente for a relação entre a vibração e a compactação, melhor vai ser o resultado final do material produzido
  • A vibração e a compactação devem sempre ser condizentes uma com a outra, não adianta ter um equipamento com muita compactação e pouca vibração ou vice-versa
  • Os equipamentos com alta força de compactação e vibração possuem um chassi reforçado para aguentar a demanda do trabalho.

Se você está começando a fabricar blocos e tem dúvidas ou já fabrica e quer aumentar a produtividade e qualidade da sua produção, fale agora mesmo com um de nossos consultores pelo Whatsapp para tirar suas dúvidas: https://bit.ly/3fNdFZG