Investir no ramo da construção civil sempre foi uma excelente ideia. Essa área vem sempre inovando e trazendo novas tecnologias para auxiliar em suas atividades.

E com as máquinas de blocos não é diferente, inclusive com as manuais, que são a porta de entrada para muitos fabricantes de blocos em cidades pequenas. 

Decidiu iniciar uma empresa no ramo de fabricação de blocos de concreto? Neste artigo iremos esmiuçar em detalhes as características das máquinas de fazer blocos manuais para te ajudar em sua tomada de decisão. 

O que devo saber antes de optar por uma máquina de blocos manual? 

Para o sucesso de seu novo negócio, é necessário se atentar a escolha de uma máquina de fabricar blocos adequada ao seu perfil. 

O primeiro passo é entender: 

  1. qual é a demanda que você pretende atender;
  2. qual é o capital que você tem disponível;
  3. qual é a dimensão do espaço físico no qual irá alocar seus equipamentos, estocar materiais, movimentar cargas e armazenar os blocos de concreto produzidos;
  4. e qual é a qualidade final do produto que os clientes em seu mercado esperam. 

O mais indicado é conhecer profundamente esses pontos para então escolher o equipamento mais adequado, pois permitirão dar maior qualidade ao produto final e agregar praticidade para o desenvolvimento da atividade, economizando em mão de obra e tornando seu negócio financeiramente viável. 

Se a resposta para esses 4 pontos for algo como: 

  • “posso investir até R$40.000 em um pequeno barracão para atender uma demanda de 500 blocos por dia para vender diretamente ao cliente final na minha cidade” 
  • ou “tenho uma pequena construtora, loteamento ou material de construção e quero produzir meus próprios blocos para reduzir custos”

Então, talvez, uma máquina de blocos manual pode ser um bom investimento. 

Agora, se a demanda local for maior ou você puder investir um pouco mais, vale a pena dar uma olhada em outras opções. 

Se a ideia for atender materiais de contrução ou construtoras para uma demanda a partir de 2000 blocos por dia, o ideal é começar a pensar em máquinas de maior porte. 

Duas ótimas opções para quem tem um capital menor para começar, mas quer fazer as coisas com o pé direito, são os modelos BL2000H e BL3000H, que são as máquinas hidráulicas com a melhor relação custo – benefício do Brasil. 

Agora, se a ideia é montar uma fábrica de blocos de concreto em grande escala e sabe que existe uma demanda alta em seu mercado, o adequado é adquirir uma máquina de maior porte com suporte a automação de toda a linha de produção. 

Para esses casos,  a WM Máquinas conta com modelos como a BL4000S Automática e a Gervasi Linha XP, que são máquinas de alta qualidade, com estrutura feita para garantir alta carga de trabalho (4.000 blocos de 14cm por dia na BL4000S e 8.000 com a Gervasi  XP)..

Por que escolher uma máquina de blocos manual? 

A grande vantagem de uma máquina de bloco de concreto manual é o seu preço, porém, deve-se levar em consideração que o consumo de concreto por bloco é maior, pois as máquinas de blocos manuais possuem menor força de compactação e vibração.

A WM Máquinas disponibiliza o modelo BL500, ideal para pequenos fabricantes que já possuem ou pretendem iniciar um negócio no ramo de fabricação de blocos de concreto. São equipamentos de baixo custo e de fácil manutenção. 

O trabalho com esse tipo de equipamento é quase que artesanal, mas se operada de maneira correta, pode apresentar uma produtividade satisfatória para pequenas demandas.

Conclusão

Então, vale a pena comprar uma máquina de blocos manual? Se você está à procura de uma máquina com menor custo, que pode ser transportada com facilidade até o campo de construção e que garanta praticidade para o desenvolvimento de sua atividade, a resposta é SIM! 

Principais aprendizados

  • Antes de escolher o equipamento, entenda o capital que você tem disponível, a demanda do mercado que você pretende atender e o espaço disponível para logística;
  • Máquinas de blocos manuais são menores, mais fáceis de transportar para o campo de construção, custam menos e possuem manutenção mais em conta;
  • Em contrapartida, consomem mais cimento e necessitam mais funcionários para operacionalizar, aumentando consideravelmente o custo de produção.

Ainda com dúvidas sobre qual tipo de máquina escolher? Se você está começando a fabricar blocos e tem dúvidas ou já fabrica e quer aumentar a produtividade e qualidade da sua produção, fale agora mesmo com um de nossos consultores pelo Whatsapp para tirar todas as suas dúvidas: https://bit.ly/3fNdFZG