Está pensando em entrar no mercado de fabricação de blocos e pavers, mas não sabe qual é a diferença entre uma máquina de fazer blocos hidráulica ou pneumática? Então veja esse artigo que preparamos especialmente para você!

Você sabe a diferença entre uma máquina de blocos pneumática e uma máquina hidráulica? Se pesquisar sobre máquinas de blocos e pavers, com certeza irá notar que muito se fala a respeito das máquinas pneumáticas, hidráulicas e até mesmo manuais. 

Mas qual a diferença? Como isso vai impactar na minha empresa e na minha produção? Qual possui a melhor relação custo-benefício? Qual produz material com maior qualidade? 

Bom, se você tem alguma dessas dúvidas, preparamos um material aqui para ajudar você entender melhor as vantagens e desvantagens de cada tipo de máquina, e ajudar na sua escolha.

Máquinas de fazer blocos hidráulica

Máquina de blocos hidráulica BL4000S

Modelo BL4000S Hidráulica automática WM Máquinas

As máquinas de fazer blocos e pavers hidráulicas são indicadas para quem tem a intenção de fabricar blocos de concreto em escala e qualidade industrial, pois possuem uma grande força de prensagem e capacidade de vibração, criando assim, um material muito bem compactado, com um baixo desvio de padrão e com resistência podendo passar de 16MPa.

Esse tipo de equipamento normalmente possui um valor um pouco mais elevado em relação às pneumáticas, mas vale lembrar que por possuir um sistema hidráulico sincronizado com painéis automatizados, você conseguirá produzir muito mais durante um curto espaço de tempo e também irá gerar uma maior economia de cimento, ou seja, maior custo-benefício a longo prazo.

Por possuir maior força de trabalho, com mais pressão e vibração, uma máquina de fazer blocos hidráulica deve ter uma estrutura mais robusta para suportar a carga de trabalho. Infelizmente isso não é regra entre os fornecedores, por isso é possível encontrar no mercado equipamentos com estrutura sem reforço, que ao longo do tempo apresentam falhas estruturais, geram custos extras de manutenção e prejudicam sua linha de produção.

Alguns cuidados devem ser tomados para que seu equipamento tenha uma vida útil mais longa, como por exemplo, a temperatura do seu equipamento deve ser sempre monitorada para que não superaqueça, todos os filtros devem estar em bom estado, sempre cuidar para que não se misture água com óleo dentro da máquina… Existem outros cuidados que devem ser levados em conta, mas vale lembrar que toda manutenção preventiva ajuda a prolongar a vida útil do seu equipamento.

Máquina de fazer blocos pneumática

Máquina de blocos pneumática BL2000

BL2000 Pneumática – Não fabricada mais pela WM Máquinas

Já as máquinas de blocos pneumáticas são conhecidas por possuir um baixo custo e pouca manutenção, sendo bastante atrativas para quem está começando a produzir blocos.

Mas não se deixe enganar por sua simplicidade: já que elas são compostas por um sistema pneumático acionado por pistões e ar comprimido, exigem uma atenção extra no seu compressor de ar. Alguns filtros devem ser instalados para ajudar na captação das partículas de água dentro do compressor, sendo necessário realizar a sangria dessa água diariamente.

A estrutura desse tipo de equipamento, na maioria das vezes, é menos reforçada do que as das máquinas hidráulicas, pois possui uma força de trabalho menor, com baixa vibração, mas isso não é regra okay? Isso vai depender muito de cada fabricante.

O fato de possuir uma baixa força de compressão leva ao aumento no consumo de cimento, necessário para conferir resistência ao material, tornando o custo de produção maior. Vale lembrar que o desvio de padrão do material produzido aqui é bem maior. Além disso, não é uma alternativa adequada para quem quer produzir pavers, pois esse material demanda alta força de compactação. 

E qual é o veredito final?

As duas opções têm seus prós e contras, mas se a sua intenção é produzir um material de qualidade e atender toda a demanda de seus clientes e possíveis clientes, você vai precisar investir um pouco mais. Por isso, para a maioria das demandas, recomendamos as máquinas de fazer blocos hidráulicas – com elas você vai conseguir produzir mais em menos tempo, sem perder a qualidade e economizando matéria prima. 

Mas se você chegou até aqui e ainda não está convencido dos benefícios das máquinas hidráulicas, saiba que as máquinas pneumáticas não deixam de ser uma boa opção para quem está começando.

Principais aprendizados

  • As máquinas pneumáticas possuem um sistema composto por pistões acionados com  ar comprimido. Já as máquinas hidráulicas possuem um sistema composto por pistões acionados com óleo, os quais podem ser sincronizados por meio de painéis automatizados.
  • Máquinas hidráulicas possuem melhor relação custo-benefício, mesmo necessitando um investimento um pouco maior em relação às pneumáticas, pois demandam menor quantidade de cimento para produzir blocos e pavers dentro de padrões de qualidade para certificação.
  • Ambas as máquinas entregam materiais de boa qualidade, mas as hidráulicas possuem maior compactação e produzem blocos e pavers mais resistentes, atendendo os padrões exigidos pelo mercado da construção civil.

Se você está começando a fabricar blocos e tem dúvidas ou já fabrica e quer aumentar a produtividade e qualidade da sua produção, fale agora mesmo com um de nossos consultores pelo Whatsapp para tirar suas dúvidas: https://bit.ly/3fNdFZG